Trabalho

Escrever sobre a saúde e o trabalho é o equivalente a considerar a história e a geografia no estudo de um país. Mais do que isso: ao avaliarmos a etnia, a religiosidade, os sistemas de governo, o relevo, o clima, a hidrografia, a vegetação e as riquezas naturais de determinado lugar, estamos considerando aspectos muito importantes da sua evolução.
Como a nossa saúde é influenciada por uma série de atributos – a higiene e a limpeza, a boa alimentação, a prática de exercícios físicos, a regularidade do sono, a capacidade de lidar com as frustrações, o contentamento, enfim –, o nosso ofício também se rende a outros quesitos igualmente fundamentais: a nossa educação, a nossa instrução, o nosso caráter, a nossa personalidade, a nossa disposição.
A nossa riqueza natural é o talento inato com que nascemos no Morro do Livramento, como Machado de Assis, gago e epilético, filho de um pintor de parede e de uma lavadeira, sem estudos, nascido pobre e mulato num país escravocrata, e nos transformamos no mais célebre escritor de uma nação, poliglota, crítico literário, intelectual respeitado e fundador e presidente perpétuo da Academia Brasileira de Letras. Assim como assistir a algumas aulas vendendo doces em colégios, aprender francês conhecendo o forneiro da padaria de Madame Gallot ou conhecer Manuel Antonio de Almeida como ajudante de tipógrafo, evoluir é sobretudo aproveitar as oportunidades. Não como vemos hoje no país do jeitinho, onde gente capaz fica para trás às custas de indicações políticas, de racismo, da aparência, da procedência ou do que quer que seja contra o merecimento.
Ninguém melhor do que Machado, meu maior exemplo de autodidatismo, de garra e de superação para ilustrar o merecimento. Hoje, com tanto livro, com tanta faculdade, com tanto curso, temos tantos indolentes, tanta miséria de espírito e tão poucos questionamentos. Como um dos pilares da nossa vida, como a família, a fé, a saúde, os amigos e o conhecimento, o trabalho merece toda a nossa consideração.

Nenhum comentário: