O mundo de chuteiras

A partir da semana que vem, são-paulinos, gremistas, atleticanos e torcedores de todo Brasil torcerão para o mesmo time: a seleção de Dunga, que vai disputar, na África do Sul, a 19ª edição da Copa do Mundo de Futebol.
De 11 de junho a 11 de julho, 10 estádios em 9 cidades sul-africanas serão palcos dos jogos entre 32 seleções, entre as quais todas as campeãs do torneio e a estreante Eslováquia.
No esporte criado pelos ingleses, europeus e sul-americanos estão empatados em número de títulos: cada continente tem 9 conquistas, embora o maior vencedor seja o Brasil: ganhou 64 jogos dos 92 que disputou e foi campeão 5 vezes.
As copas do mundo talvez tenham ajudado a consagrar o futebol como o esporte mais popular do planeta: mobiliza milhões de torcedores cativos e bilhões de dólares em transmissões, salários estratosféricos, negociações mirabolantes, passes e direitos de imagem. Só o jogador português Cristiano Ronaldo, por exemplo, recebe 833 mil euros (2.116 milhões de reais) por mês, segundo o site português Futebol Finance.
Tantas discrepâncias ilustram as paixões que movem o esporte. Talvez nenhum profissional, formado pelas melhores universidades do mundo, com doutorados e afins, tenha rendimento equivalente.
Mas o futebol é mágico, colorido e contagiante, senão ruidoso. Na África, as vuvuzelas – as cornetas africanas –, deverão ser o símbolo da alegria do evento de maior audiência televisiva do mundo, superando os jogos olímpicos. O futebol é gingado como Garrincha, genial como Pelé, belo como um gol de placa e irreverente como um chapéu de Leônidas, que em nada lembra a provocação e a violência que às vezes correm pelos campos do mundo junto de espíritos de pouca monta. No esporte países em guerra se enfrentam em disputas saudáveis; nas arquibancadas, arqui-inimigos se abraçam e comemoram e na vida os problemas desaparecem em dois tempos. Nos palcos da Copa, que os personagem das seleções representem o que de melhor fazem pelo esporte: a arte de encantar as multidões.

Nenhum comentário: