Coco Chanel & Igor Stravinsky

Está em cartaz um novo filme sobre a vida de uma das maiores personalidades do mundo da moda, a francesa Gabrielle Bonheur Chanel (1.883-1.971), conhecida pelo apelido de ‘Coco’ Chanel em razão do refrão de uma música que ela gostava de cantar – chamada ‘Qui qu’a vu Coco?’ (‘Quem viu Coco’)? – quando ainda se apresentava em bares e cafés, antes do estrelato. Recentemente, Audrey Tautou, em ‘Coco antes de Chanel’ (2.009), e Shirley McLaine, em ‘Coco Chanel’ (2.008), interpretaram a estilista no cinema.
Neste ‘Coco Chanel & Igor Stravinsky’, lançado no final de agosto no Brasil, a atriz francesa Anna Mouglalis encarna a já consagrada mulher de negócios, à frente de seu prestigioso ateliê, à frente dos seus traços libertadores, à frente do seu tempo. Igor Stravinsky (1.882-1.971), é um compositor russo que desembarca na Paris de 1.913 para apresentar o balé ‘A sagração da primavera’, considerado essencialmente escandaloso para a época. Na plateia o destino coloca Chanel.
Coco Chanel e Igor Stravinsky são dois instintos revolucionários, duas almas inspiradas, dois ícones do Século XX que a arte e a guerra ajudaram a aproximar. Chanel quer renovar o mundo da moda; Stravinsky quer revirar o mundo da música. São os dois artistas, os dois espíritos sensíveis e as duas personalidades marcantes que o filme quer retratar. “Você compõe primeiro no papel? – pergunta Coco. Não, começo sempre ao piano; preciso sentir a música em meus dedos – responde Igor. Eu também – diz ela –, nunca faço esboços; preciso sentir o tecido”.
Chanel está para Stravinsky assim como Ludovico, o Mouro, está para Leonardo da Vinci: assim como o Duque de Milão, a abastada estilista promove a criação genial do artista e do visionário, como a história se encarrega de contar. E mais do que isso: ausculta a relação entre os dois, os seus medos, as suas buscas. O cenário recende o perfume que Coco tanto procura, irradia bom gosto, elegância e glamour; a trilha toca Stravinsky, ressoa beleza e retumba paixão.

Nenhum comentário: