Um sopro de cultura

Por ocasião do Outubro Literário, que acontece por realização da Secretaria da Cultura de Indaiatuba, pude assistir à palestra de Ruy Castro, um dos grandes autores brasileiros, biógrafo de Nelson Rodrigues (“O anjo pornográfico”, de 1.992), de Garrincha (“A estrela solitária”, 1.995 – que virou filme) e de Carmem Miranda (“Carmem, uma biografia”, de 2.005), sobre os quais dedicou grande parte da apresentação, além de versar sobre os entremeios da biografia e do jornalismo
O Outubro Literário é a nova criação de Indaiatuba, que tanto tem feito pela cultura, ora por suas secretarias, ora por outras iniciativas. Como os prestigiosos “Maio Musical”, “Agosto das Artes”, “Setembro em Dança” e "Novembro em Cena" – que já são, por si só, um espetáculo de concepção –, o Outubro Literário propõe um mês de eventos, apresentações de peso e acontecimentos correlatos. Estão previstas oficinas, palestras, contações de histórias, peças de teatro, mostras e saraus.
Méritos tem Indaiatuba por sediar o reconhecido “Passo de Arte” – uma competição de dança de proporções internacionais –, ou por suscitar a sua própria Virada Cultural. Méritos por abrigar feiras de artesanato, por oferecer sessões de cinema especiais como o Cineclube e o festival italiano, por patrocinar a formação de novos músicos, de novos artistas do teatro e da dança, por realizar seus festivais musicais, culturais e gastronômicos, por manter acesa a memória da cidade – pela Fundação Pró-Memória e pelo Casarão Pau Preto –, sobretudo com as suas destacadas colônias suíças, alemãs, japonesas e italianas, que vez por ano se reúnem na famosa Festa das Nações Unidas.
Diante de tanto acesso à cultura e ao entretenimento, de tantos belos, amplos e confortáveis palcos, de tantos shows, artistas e atrações de variadas magnitudes, para todas as idades, para todos os bolsos e por todo o calendário, abstém-se apenas os desinformados ou os desinteressados. Num país onde se lê pouco e onde as novelas são campeãs de audiência, Indaiatuba é um sopro de cultura.

Nenhum comentário: