Mergulho


Nadar é uma das minhas grandes paixões. É como se eu voltasse a ser feto, rodeado de calor e aconchego mesmo quando as águas das piscinas estão agitadas e frias. Lá me sinto em casa e cercado de vida, mesmo nadando sozinho. Lá não tenho os pés no chão nem fico duro e preso como um poste de concreto. Lá preciso de movimento; minhas pernas e meus braços são motores e turbinas como barcos que não podem parar, senão afundam. Vou rápido como um caracol, que carrega a sua casa nas costas; basta para mim que vá em frente, levando comigo os meus desígnios sem pestanejos. Nas águas deixo dores e problemas, que se dissolvem como o pó que vira barro no fundo do mar. Vejo um cardume colorido, como se mergulhasse em outro mundo; vejo sereias e flores marinhas, porque lá é tão mais bonito. Nado rente às algas e às pedras, onde flutuam também as minhas ideias e os meus pensamentos. Meu corpo e minha mente me carregam como se a água e eu fôssemos um só. Viro o meu rosto e vejo num átimo o sol estendido lá em cima, por depois dos meus óculos, inocente como uma bola de plástico. Consigo avançar mesmo que não veja adiante, pois sei que ninguém invade a minha raia. Sou um peixe num mundo de ladrilhos alinhados, pelos lados dos quais entram e saem águas claras e límpidas, por sobre onde bóia um barco sozinho, cujos braços de madeira foram esquecidos por alguém. Lá fora o céu está azul, ao que se passa um tropel de gaivotas bem formadas, as mais novas primeiro, as mais velhas depois. À minha frente abro espaço não com asas, nem com força, mas com jeito; e as águas é que me levam, mansas, ondulantes, a caminho do horizonte.

2 comentários:

Onde Pousam as Borboletas disse...

Há coisas que no fazem muito bem. Nos transportam, nos mudam, nos revigoram e nos deixam preparados para seguir... Para você, talvez, nadar.... Para mim, a poesia. Ótima semana. Beijos

Lolo disse...

Ah, eu compartilho esse sentimento, me identifiquei muito com seu texto e já fiquei com saudade danada de nadar (só vou uma vez por semana, e às vezes, nem isso).